- Hide menu

Sobre a exposição-performance em Santiago/Chile

A convite da Galeria Instantânea, a exposição fotográfica Travessia: uma experiência transformadora de si  cruzou a Cordilheira dos Andes e lançou sua ancora no Humedal do Batuco, região metropolitana de Santiago, Chile.

A exposição explorou as intersecções possíveis entre novos formatos expositivos e performance.

Aconteceu entre janeiro e abril de 2015.

Vernissage chile

Galeria Instantânea - Projeto idealizado pelo fotógrafo Gonzo Pinto, tem como objetivo expor trabalhos fotográficos em lugares não usuais. Procura mostrar trabalhos que criem uma relação com o ambiente onde se encontram. Mais do que isso, busca chamar a atenção para aspectos significativos de nossas vidas.

O Humedal do Batuco é uma riquísima zona de biodiversidade nos arredores de Santiago. Com a chegada das primeiras chuvas de outono, transforma-se em um alagado durante o inverno.

Durante a primavera a água do Humedal começa a evaporar ficando completamente seco durante os meses do verão. Habitat de diversas espécies, é ponto de parada da travessia das gaivotas de Franklin (Leucophaeus pipixcan) que nascem no hemisfério norte e visitam o Chile, chegando ao Estreito de Magalhães, no extreme sul do continente americano.

Esta ave a cada verão visita o Humedal, depois de ter voado mais de 8.000 kilometros através da costa do Pacífico. Já se chegou a contar em um só dia mais de 30.000 aves.